Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

quarta-feira, 4 de março de 2015

O "Hynno Mosqueirense".

,
Quando menos a gente espera, a vida costuma nos surpreender, e foi uma dessas surpresas que fez chegar às minhas mãos um conjunto de algumas partituras, entre elas a que continha letra e música do que foi intitulado como o Hynno Mosqueirense.

Em um dos esforços da Associação Pró Turismo de Mosqueiro para resgatar a memória de Mosqueiro e a autoestima de seus moradores, fui convidado para proferir uma palestra no Colégio "Inglês de Souza", um dos mais tradicionais do lugar. No decorrer da mesma, comentei com os presentes que muito me honrava estar naquele ambiente, afinal, cerca de cem anos antes, meu avô Cláudio Baião Cardoso havia frequentado aquele estabelecimento na condição de aluno. Ele era filho de Francisco Xavier Dias Cardoso, primeiro farmacêutico de Mosqueiro, mas que também exerceu as atividades de Juiz de Paz e parteiro.

Autor do "Hynno Mosqueirense"


Ao final da palestra fui abordado pela Diretora do Colégio, ela queria muito me mostrar algo especial. Foi quando ela retirou de um armário uma pasta contendo em seu interior um volume com diversas folhas de papel amareladas pelo tempo, um conjunto de mais de uma dezena de Partituras escritas a mão. Passei a folheá-las e seus segredos foram aos poucos revelados. Uma das canções era o Hino do Tricentenário de Belém e outro era o Hino de Mosqueiro.

Letra do Hynno Mosqueirense

Percebendo a curiosidade estampada no meu rosto, a Diretora me esclareceu que aquelas partituras eram de autoria do meu bisavô, Francisco Cardoso, e haviam sido entregues ao Colégio por alguns membros da família que ainda moravam em Mosqueiro. Demonstrei meu interesse de levar aquele material para o Arquivo Público do Estado onde trabalham exímios restauradores, no que fui gentilmente atendido por ela.

Assumindo o prometido, levei o documento para o Arquivo Público, lá os profissionais fizeram o que eles denominaram de limpeza. A restauração completa não se efetivou em virtude do prédio onde funciona aquela Instituição ter entrado em reforma. Os técnicos acharam melhor que eu retirasse o documento. Fiz duas cópias em papel no formato A3 e devolvi os originais para a diretora do Colégio. 

Para a filha de uma amiga, que é pianista, entreguei uma cópia. Passado algum tempo, recebo uma ligação, por telefone fui lisonjeado com a execução do Hino ao piano. Estou programando para que, qualquer dias desses, eu possa levar a minha mãe para ela também ter este prazer.

Sei que Mosqueiro não possui um Hino oficial, sei ainda que existe outra canção assim denominada cuja letra foi publicada na obra do Augusto Meira Filho - Mosqueiro Ilhas e Vilas. Minha intenção é tão somente compartilhar esta grata surpresa que a vida me reservou com os leitores do Blog Mosqueiro Pará Brasil.

Abaixo temos a cópia da Partitura original do "Hynno Mosqueirense":

Partitura do Hynno Mosqueirense - Folha 01
Partitura do Hynno Mosqueirense - Folha 02
Partitura do Hynno Mosqueirense - Folha 03
Partitura do Hynno Mosqueirense - Folha 04


      

4 comentários:

  1. Olá, fiquei encantada com sua postagem...Sou professora apaixonada pela Ilha de Mosqueiro e estou trabalhando e morando nesta ilha maravilhosa há dois anos e estou desenvolvendo um Projeto na Escola Padre Eduardo "Literatura e Música de Expressão Amazônica: Lendo Mosqueiro: Ilha dos Encantos Amazônicos! E tenho muito interesse em ajudar a oficializar o hino de Mosqueiro. Gostaria muito de falar com você sobre o assunto. meu contato (91) 989346404 whatsApp

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Faço parte da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém e encontrei esta postagem enquanto procurava mais informações sobre o hino de Mosqueiro. Estaremos nos apresentando em Mosqueiro no próximo dia 06 de julho de 2019 pela manhã, com o corte do bolo pelo aniversário de 124 anos. E pela noite com um show no coreto da praça matriz. Gostaria de mais informações sobre esta partitura para avaliarmos a possibilidade de executá-la em outros eventos da PMB/GMB/BMU na ilha.

    Meu contato zap (91) 98852-7001 Gd. LAGO

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir