Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A limpeza das praias de Mosqueiro.

Ao longo dos anos, o número de pessoas frequentando Mosqueiro foi crescendo e a infraestrutura para atender essa demanda foi instalada gradualmente. Em algumas praias encontramos iluminação pública, via lindeira, ciclovia, passeio público, quadras esportivas, espaços de convivência, quiosques e barracas de praia. Em outras nem tanto. Agora, a gestão desse espaço satisfaz o usuário? Muitos aspectos podem e serão observados quanto à gestão, no caso específico desse texto a atenção estará voltada para a limpeza das areias das praias.

O uso intenso e desregrado das praias, o surgimento de materiais descartáveis, restos de entulhos de obras realizadas, coleta de lixo irregular e técnica ultrapassada para a limpeza das areias são fatores que contribuem para a perda de qualidade e comprometimento ambiental, econômico e social.

Sabemos que toda atividade humana gera rejeito e quanto mais intensa maior é o impacto, a presença dos veranistas que procuram Mosqueiro não foge a regra. O problema reside no fato da educação ambiental ainda não ser uma realidade em nossa sociedade e quando as pessoas estão no meio da multidão elas têm a sensação de estarem invisíveis, portanto podem transgredir. O advento dos descartáveis que geralmente não são biodegradáveis, isto é, a decomposição na natureza é muito lenta provocando um acúmulo de objetos indesejáveis entre as areias. Obras feitas na orla pelo poder público (Prefeitura) ou pelos permissionários (barraqueiros) terminam deixando entulhos que ao serem cobertos pelas areias sopradas pelo vento dão a impressão que não estão lá, mas sabemos que não é verdade. A grande sazonalidade tem várias consequências, entre elas a ineficiência da coleta da coleta de lixo. Quando tem muita gente ela não dá conta e quando tem pouca ela não existe como se não houvesse a produção de lixo, tudo isso agravado pela fiscalização deficiente ou até mesmo inexistente. Por fim a limpeza das areias costuma ser feita por equipes de pessoas portando velhos gadanhos que retiram detritos graúdos, mas não removem aqueles que estão enterrados nas areias.

Se este é o cenário presente e diverge frontalmente do que desejamos para Mosqueiro, precisamos refletir sobre as alternativas que temos para reverter esta situação. A educação ambiental é de capital importância, ela deve ser intensa e pode ser desenvolvida com a colaboração de estudantes nas abordagens individuais e com a colocação de placas educativas. Distribuição de sacos plásticos e panfletos, que costumam trazer alguma propaganda, devem ser muito bem pensados, pois costumam eles mesmos virar lixo. Quanto aos descartáveis devemos conscientizar os comerciantes que existem alternativas, bem como estabelecer normas limitando o uso dos mesmos. Os entulhos soterrados nas areias constituem uma situação que ninguém se sente responsável, por isso a Prefeitura deve amarrar nos contratos de obras a obrigação de retirada completa dos mesmos e exigir dos permissionários (barraqueiros) a mesma conduta. Se o fluxo de pessoas varia intensamente a coleta de lixo deve ser planejada segundo essa lógica. Por fim, a técnica utilizada para a limpeza das areias pode e deve ser substituída por equipamentos que executam esta tarefa com muita rapidez e eficiência.



Tratores equipados de mecanismo que reviram a areia até certa profundidade retêm em um crivo os detritos, inclusive aqueles menores que os velhos gadanhos não dão conta. A Prefeitura poderia adquirir alguns desses equipamentos colocando os mesmos para operar em regime de experiência em algumas praias e gradativamente ampliar para as demais. Cidades atentas a esta problemática já vem adotando essa tecnologia, entre elas podemos citar Maceió, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Balneário Arroio do Silva, Aracajú, dentre muitas outras.






O enfrentamento desse problema depende de todos, mas certamente é o poder público, isto é, a Prefeitura que possui recursos e pessoal pago pelo contribuinte para conduzir o processo. Na medida em que os agentes públicos cumprem o seu papel eles se credenciam para cobrar o mesmo dos demais atores. A Constituição Federal estabelece que as praias constituem patrimônio de todos os brasileiros, além disso, é um bem importantíssimo para o desenvolvimento local sustentável de um lugar como Mosqueiro, maltratá-la significa matar a “galinha dos ovos de ouro”.


Escrevo e publico este texto na esperança que alguma autoridade traga para si a responsabilidade de atender essa necessidade. Tenho certeza que essa iniciativa não partirá dos atuais gestores regionais que deixam muito a desejar quando o assunto é gerir os assuntos de interesse coletivo de forma inteligente e competente, tenho a sensação de que eles estão mais preocupados com os seus interesses pessoais e muito menos com os da população.

Um comentário: