Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

SOS Chalés de Mosqueiro.


O Blog Mosqueiro Pará Brasil continua com o seu objetivo de contribuir com o resgate de um dos maiores tesouros de Mosqueiro, de Belém, do Pará e da Amazônia.Também não é surpresa para ninguém que esse tesouro são os Casarões existentes na Orla de Mosqueiro.

A perda de interesse ou perda de poder aquisitivo de seus proprietários são fatores responsáveis pela demolição de alguns deles. Também devemos apontar a especulação imobiliária e a falta de competência e insensibilidade do setor público como fatores importantes para que o cenário atual não seja animador. Nossa memória está ameaçada!

Depois do Blog Mosqueiro Pará Brasil divulgar algumas propostas no sentido de preservá-los, fui procurado por algumas pessoas e autoridades, o mesmo acontecendo com amigos meus, para falar a respeito do assunto. Repito aqui o que tenho dito para todos - as ideias já foram divulgadas, basta um pouco de boa vontade e inteligência...

Quem sabe alguma empresa ou instituição financeira se interessa em assumir o Projeto "Casa da Memória"? Quem sabe alguém ligado aos órgão de defesa do Patrimônio se sensibiliza? Quem sabe o auxílio vem de fora do Brasil? Muitos dos nossos leitores são de fora, enquanto isso, vou continuar insistindo.  

Alguns Casarões que foram demolidos.





Alguns Casarões que ainda podem ser salvos.









O quê está acontecendo e os Órgãos responsáveis pela defesa do Patrimônio não fazem nada.

ANTES
DEPOIS

 ANTES
DEPOIS

O Chalé Porto Franco, adquirido por empresa do ramo farmacêutico estava sendo descaracterizado quando a Associação Pró Turismo de Mosqueiro enviou uma carta manifestando preocupação. A empresa recuou, mérito para ela.

4 comentários:

  1. Olá companheiro Brandão, vamos pedir o tombamento dos chalés? Não é uma garantia de salvaguarda, mas pelo menos é um obstáculo a mutilações e demolições deliberadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros amigos, para mim está clara a necessidade de tombamento desses imóveis. Preciso saber como podemos iniciar esse processo. Também sei que só isto não basta, porém é um começo. Pensei em reunir um grupo de pessoas que entendam do assunto e aprofundar algumas estratégias para criar uma "política" de preservação desse patrimônio. Disponho de algumas informações que creio poderá auxiliar o processo. Muito obrigado pelo interesse, se não juntarmos forças não conseguiremos alcançar nosso objetivo.

      Excluir
  2. Ola Eduardo
    Me contate, podemos fazer isso no IPHAN, enquadrando no ART 216 DA CF.
    moalawyer@yahoo.com.br
    https://www.facebook.com/aadvocacia24horas
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Júnior,
      Desde já agradeço pelo seu interesse na defesa desse patrimônio singular e tão importante para a memória de Mosqueiro. Lendo o artigo 216 da CF me parece claro que trata-se de objeto a ser cuidado de maneira séria pelos órgãos competentes, infelizmente, tanto individualmente, como o conjunto de casarões existentes na orla estão se perdendo por falta de uma política de preservação por parte do poder público e pela insensibilidade e ignorância de seus proprietários. Guardo comigo diversos estudos que foram realizados em alguns desses exemplares. Gostaria de saber um pouco mais sobre o que se pode efetivamente fazer no campo jurídico para reverter esse situação. Cabe uma Ação civil Pública? Quem deveria ajuizar? Uma pessoa física ou seria melhor uma oraganização social?
      Att. Eduardo Brandão.

      Excluir