Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Carnavais de outrora em Mosqueiro.

(Mosqueirenses prontos para cair na Folia)

Fevereiro chegou e o carnaval é o assunto do dia. Para alguns é o momento mais aguardado do ano, para outros é a oportunidade de aproveitar os dias de folga e viver momentos de alegria e descanso com a família ou com os amigos. Em Mosqueiro, os dias de momo deixaram muitas lembranças nos corações e nas mentes de quem por lá esteve. Muitas são as histórias e estórias para contar, o Blog Mosqueiro Pará Brasil oferece aos seus leitores alguns registros que as brumas do tempo insistem em ocultar.

Numa época em que as palavras “trio elétrico” e “abadás” não faziam nenhum sentido para quem morava em Mosqueiro, as ruas da Ilha recebiam os foliões de dois blocos carnavalescos: o Alvi Azul e o Enfeza. Segundo relato de pessoas que tiveram a oportunidade de testemunhar os carnavais de outrora, esses blocos eram marcados por duas fortes características. A primeira era a animação de seus brincantes que caprichavam na escolha da marchinha que iria embalar a folia do bloco. A outra era a grande rivalidade entre os integrantes dos dois blocos, apesar de grandes amigos, durante a folia eles não podiam se encontrar que a confusão estava formada.




Muitas agremiações carnavalescas deixaram suas marcas na folia mosqueirense, a Estação Primeira do Maracajá; os Pele Vermelha, que fizeram sucesso nas batalhas de Confete de Belém; e os Piratas da Ilha. Amigos e vizinhos formavam seus blocos e também faziam parte da festa, contratava-se uma “bandinha”, providenciava-se a fantasia que podia ser simplesmente a roupa da esposa ou da namorada, a bebida gelada e, pronto, podia começar a festa. Parodiando o famoso bloco de Pernambuco, “Bacalhau do Batata”, em Mosqueiro surgiu o “Pirarucu nas Cinzas” reunindo todos que trabalharam duramente na quadra carnavalesca para cair na folia em plena quarta feira.





Relembrando um pouco de outrora, o Blog Mosqueiro Pará Brasil deseja um Carnaval com muita alegria e paz aos seus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário