Farol de Mosqueiro

Farol de Mosqueiro
Farol de Mosqueiro

domingo, 7 de dezembro de 2014

Criação do Terminal Hidroviário e Marina



Belém faz parte de uma região estuarina recortada por diversos rios, furos, e igarapés, apesar disso as infraestruturas de transporte negaram essa realidade quando enfatizaram o modal rodoviário. Nas duas últimas décadas esta visão está mudando e o modal hidroviário vem sendo gradativamente resgatado. Belém conta com um novo terminal hidroviário que, associados a outros já existentes, deverá compor a rede que colocará as hidrovias novamente na condição estratégica para o transporte de passageiros e mercadorias na região.

Mosqueiro, apesar de sua condição insular abandonou o modal hidroviário e a infraestrutura existente se tornou obsoleta. A implantação de um Terminal Fluvial moderno poderá agregar valor ao produto Mosqueiro e melhorar a condição de transporte para os seus moradores. Também se mostra estratégico Mosqueiro ao Marajó como foi, no passado, com a linha Mosqueiro e Soure.

Associado ao terminal fluvial, a instalação de Marina vem ao encontro de uma demanda crescente provocada pelo crescimento do esporte náutico na região. Hoje é comum lanchas e jet-skis virem até Mosqueiro trazendo pessoas em busca de atrativos (rios, igarapés, praias, etc.) e serviços (bares e restaurantes) oferecidos na Ilha. Este potencial de negócios é em grande parte desperdiçado pela inexistência de equipamento que ofereça segurança para essas embarcações.


A proposta é a construção de um equipamento integrando o Terminal Público de Passageiros com uma Marina com o objetivo de atender as condições atuais da navegação na região e oferecer condições seguras de operação dos esportes náuticos cuja demanda se apresenta crescente.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente! O povo de mosqueiro e seus visitantes teriam um verdadeiro salto de qualidade, com terminal hidroviário melhoraria o transporte de passageiros e carga, além do conforto dum transporte com embarcações confortáveis. A maneira de pedir uma estrutura dessa é através do PPA estadual, pois é dele a competência de gerenciar o transporte hidroviário no Estado junto a Antac. O PPA é elaborado no primeiro ano de governo recém eleito e entra em vigor no segundo ano. Outra forma forma, é a LOA, instrumento que executa o PPA e que também é submetido a audiência pública, precisa ser entregue pelo executivo ao legislativo até 30/09, portanto, as audiências começam em meados de agosto.

    ResponderExcluir